Jovens interessados em se profissionalizar na área da indústria, podem fazer isso ao mesmo tempo que adentram o mercado de trabalho, graças ao Jovem Aprendiz SENAI 2024. Saiba mais sobre o programa e como participar aqui.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Jovem Aprendiz SENAI
Em funcionamento no país desde que foi criada pelo Governo Federal em 2000, a Lei Aprendizagem (10.097) estabeleceu que pequenas e grandes empresas devem contratar jovens de 14 e 24 anos, oportunizando a experiência do primeiro emprego.
Além de estabelecer que as empresas tenham entre seus colaboradores entre 5% e 15% de jovens aprendizes, a lei também determina que elas promovam profissionalização para esse tipo de empregado.
E sendo uma referência quando se fala de profissionalização no Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI é, com certeza, uma boa opção para jovens que querem entrar no mercado de trabalho.
Com um complexo de educação profissional, que já foi apontado como um dos cinco maiores do mundo e o maior da América Latina, o SENAI oferece a seu Jovem Aprendiz a oportunidade de escolher entre cursos de mais de 35 áreas tecnológicas da indústria.
A parte prática da aprendizagem, o Jovem Aprendiz realiza em uma das grandes empresas da área industrial parceiras do SENAI.
Quem pode ser Jovem Aprendiz?
Para ser um Jovem Aprendiz do SENAI só é preciso atender os seguintes requisitos:
- Ter entre 14 e 24 anos de idade;
- Estar cursando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, EJA ou já ter concluído o Ensino Médio;
- Não ter experiência profissional anterior em Carteira;
- Ter boas notas e poucas faltas na escola;
- Ter disponibilidade de 4 a 8 horas por dia para trabalhar.
Como a parte prática é feita em uma empresa parceira, o Jovem Aprendiz Senai também precisa seguir o regimento interno de trabalho do seu contratante, respeitando as regras, demais colaboradores e ambiente de trabalho.
Benefícios para Jovem Aprendiz
Como parte do programa Jovem Aprendiz criado pelo Governo Federal, O SENAI oferece a seu aprendizes os benefícios garantidos pela Lei da Aprendizagem:
- Salário;
- Férias remuneradas;
- Vale Transporte;
- Auxílio Alimentação;
- FGTS;
- 13º salário;
- Contrato para trabalhar durante o período de dois anos.
Cursos para Jovem Aprendiz SENAI
Os candidatos a Jovem Aprendiz SENAI conta com uma grande variedade de opções de cursos profissionalizantes da área industrial para escolher, veja alguns deles:
- Programador de Sistemas;
- Programador Web;
Técnico em Produção de Moda; - Técnico em Automação Industrial;
- Propriedade Intelectual;
- Técnico em Cerâmica;
- Recursos Humanos;
- Segurança Básico;
- Técnico em Construção Naval;
- Técnico em Controle Ambiental;
- Edificações;
- Meio Ambiente;
- Eletroeletrônica;
- Energia GTD;
- Consumo consciente de energia;
- Lógica de programação;
- Fundamentos de logística;
- Noções básicas de mecânica automotiva;
- Prestação de Serviços.
Jovem Aprendiz 4.0
Além da modalidade tradicional do programa, o SENAI lançou o Aprendizagem 4.0, uma modalidade do jovem aprendiz do SENAI, que oferta cursos de três áreas tecnológicas da Indústria 4.0, disponibilizando aulas presenciais e EAD, com acompanhamento de mentores especializados.
Conheça os cursos do Aprendizagem 4.0:
- Manufatura avançada;
- Tecnologia da informação 4.0;
- Mecânica 4.0.
Inscrição para Jovem Aprendiz SENAI 2024
Para se inscrever no programa Jovem Aprendiz SENAI 2024, o candidato precisa ir até a unidade do SENAI mais próxima e se cadastrar, ou enviar um currículo para o SENAI de sua região, ou ainda ser contratado por uma das empresas parceiras.
Para buscar o SENAI mais próximo de você com oportunidades de Jovem Aprendiz, você pode acessar o portal do programa no Mundo SENAI clicando aqui.