SENAI RJ 2024: Inscrições e Vagas (Cursos Gratuitos EaD)

Pensando em fazer um curso na área industrial? As vagas do SENAI RJ 2024 já estão abertas, e tem opções até mesmo à distância. Para saber como o processo funciona, acompanhe o conteúdo a seguir!

SENAI RJ 2024
Imagem: Freepik

SENAI RJ 2024: conheça

Quando se fala em cursos profissionalizantes para a área industrial, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI é referência no mercado brasileiro, já tendo acumulado mais de 40 anos de experiência na área.

A princípio, a instituição já formou mais de 73 milhões de profissionais de diferentes setores em seu complexo de educação profissional, que é considerado um dos cinco maiores do mundo e o maior da América Latina.


Emprega Mais SENAI RJ

Em primeiro lugar, o SENAI RJ 2024 disponibiliza diversos cursos gratuitos, na modalidade EaD, com curta duração, através do programa Emprega Mais, voltado às necessidades de aperfeiçoamento de trabalhadores da indústria fluminense.

O Programa foi criado por meio de um acordo de cooperação, firmado entre o Ministério da Economia e o SENAI Nacional, com objetivo de capacitar milhares de trabalhadores de todo país, interessados em atuar na área industrial, facilitando sua inserção no mercado de trabalho.

SENAI RJ 2024
Imagem: Freepik

Cursos gratuitos EaD SENAI RJ 2024

Inicialmente, os cursos gratuitos oferecidos pelo SENAI RJ, através do Emprega Mais, não exigem comprovação de renda baixa para participar, e ainda possibilitam que o aluno realize as atividades dentro da sua disponibilidade de tempo e ritmo.

Isso porque os cursos ficam disponíveis no ambiente virtual de estudo do SENAI, que funciona 24 horas por dia, o que possibilita que o aluno assista às aulas em qualquer lugar e horário, até porque eles são autoinstrucionais, não necessitando de professores e nem encontros presenciais.

Porém, é importante o aluno saiba que, apesar de poder acessar o curso e realizar as atividades em qualquer momento, os cursos gratuitos EaD do SENAI tem um prazo para conclusão de 30 dias, que começa a contar no momento da inscrição.

Este prazo inclui não só assistir às aulas e realizar as atividades propostas, como também realizar a avaliação final. O aluno que for aprovado receberá o certificado de conclusão em seu e-mail em até 10 dias após a conclusão do curso.

Além do mais, esse prazo não dificulta a vida do aluno, sendo suficiente para que ele conclua, já que esses cursos têm no máximo 20 horas de duração.

Imagem: Freepik

Cursos SENAI Rio Janeiro

De mesmo modo, o SENAI RJ 2024 oferece diversas opções de cursos gratuitos EaD em áreas como Construção Civil, Gestão e Tecnologia da informação, entre outros. Veja os cursos disponibilizados atualmente:

  • Desvendando a Indústria 4.0;
  • Tecnologia da Informação e Comunicação;
  • Segurança do Trabalho;
  • Logística (5’s e almoxarifado);
  • Desenho Arquitetônico;
  • Noções básicas de mecânica automotiva;
  • Finanças Pessoais;
  • Metrologia;
  • Educação Ambiental;
  • Empreendedorismo;
  • Desvendando a Blockchain;
  • Privacidade e proteção de dados (LGPD);
  • Consumo Consciente de Energia;
  • Lógica de Programação;
  • Propriedade Intelectual;
  • Consumo Consciente de Energia;
  • Desvendando o BIM (Building Information Modeling);
  • Projeto de Hidráulica com as Bibliotecas BIM Amanco Wavin;
  • E-mobility: As novas tecnologias de veículos elétricos.

Como se inscrever nos cursos EaD do SENAI?

As inscrições em curso gratuito EAD SENAI RJ 2024 são feitas de forma online, através do portal oficial de cursos do SENAI Nacional (Futuro Digital), veja abaixo o passo a passo de como se inscrever:

  1. Primeiramente, acesse o portal Futuro Digital, clicando aqui;
    Cursos gratuitos EAD SENAI RJ – Imagem Reprodução
  2. Em seguida, escolha a região conforme solicitado (Rio de Janeiro);
  3. Na parte inferior do site, clique em Cursos Grátis;
  4. Marque EaD no filtro tipo de curso;
  5. Escolha o curso de seu interesse e clique nele;
  6. Marque a cidade (Brasília), escola (SENAI Nacional), turno (EaD) e dia de semana (EaD) e clique em adicionar ao carrinho;
  7. Marque a opção receber chave de acesso rápido por e-mail, insira seu e-mail e confirme;
  8. Informe o código recebido em seu e-mail e clique em entrar;
  9. Você receberá em seu e-mail os dados de acesso para acessar seu curso no no ambiente virtual de estudo do SENAI.

Viu como é fácil? Agora, aproveite para compartilhar este conteúdo com um amigo que está pensando em fazer cursos à distância de forma gratuita!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Paloma Cristina
Paloma é redatora especialista em educação, além de ser produtora de conteúdo para internet sobre o assunto desde 2015 com foco na área de notícias relacionadas a cursos técnicos e de profissionalização. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Cursos Senai 2024, artigos atualizados e confiáveis sobre os principais cursos do momento.