Se você tem interesse em geologia e mineralogia, tem habilidades em química e gostaria de atuar no setor industrial, veja aqui tudo que você precisa saber sobre o curso técnico em Mineração SENAI 2024 e se profissionalize em uma área em plena expansão com alta demanda de profissionais.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Sobre o curso
O curso técnico em Mineração SENAI habilita profissionais para executar e supervisionar operações de amostragem e ensaios de caracterização de minérios, além de dar apoio às frentes de lavra, no tratamento de minério, controles laboratoriais e pesquisa geológica.
Para isso os alunos desse curso técnico aprendem não só sobre Mineração, mas também sobre Geotecnia e Hidrogeologia, sendo capacitados para realizar processos de amostragem, desenvolverem projetos de Mina e Lavra, e fazer a gestão de processos de beneficiamento de minério.
Os alunos deste curso do SENAI têm aulas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Qualidade e Produtividade e Saúde e Segurança no Trabalho, voltadas especificamente a atuação na área de mineração, para trabalhar seguindo as normas estabelecidas para este ramo.
Ao se formar no curso o profissional é qualificado para desenvolver projetos na Mineração, onde pode aplicar topografia e realizar a caracterização mineral, utilizando conceitos de Indústria 4.0, promovendo processos industriais sustentáveis.
Quem pode fazer o curso?
Para fazer o curso técnico em Mineração SENAI, é preciso se encaixar em um perfil de aluno estabelecido pela instituição, que exige que se atenta alguns critérios, por isso, é preciso preencher os seguintes requisitos mínimos:
- Ter no mínimo 16 anos de idade completos;
- Estar cursando a partir do 2º ano no Ensino Médio, ou estar cursando Educação de Jovens e Adultos (EJA) nível Médio, ou já ter concluído a educação básica;
- Ter disponibilidade para participar das aulas (presenciais e online).
Cursos Profissionalizantes SENAI 2024
Inscrições e Vagas GrátisNo momento de se matricular, o interessado deverá escolher a modalidade de estudo em que vai desenvolver o curso (presencial ou EAD), e no caso de optar em fazer à distância, é preciso verificar se atende também aos requisitos de configuração e internet, para ter acesso às aulas.
Qual a duração do curso técnico em Mineração SENAI?
Com duração variável, dependendo da carga horária semanal e modalidade de estudo em que é desenvolvido, o curso técnico em Mineração SENAI tem carga horária total de 1200 horas e duração média de dois anos.
Quanto custa o curso técnico em Mineração SENAI?
Com um valor de investimento bastante variável de uma região para outra do país, além de ter seu custo influenciado pela modalidade de estudo no qual é desenvolvido, o curso técnico em Mineração SENAI custa em média em torno de R$ 6 mil.
Vagas grátis no curso técnico em Mineração SENAI
Sendo voltada para uma área bem específica, o curso técnico em Mineração SENAI é disponibilizado em algumas unidades da instituição, abrindo turmas esporadicamente, com vagas limitadas, de acordo com a viabilidade de realização e demanda.
Também oferecido de forma gratuita pelo Programa de Gratuidade Regimental do SENAI (PGR), o curso conta com bolsas de estudo que podem ser requeridas por pessoas comprovadamente de baixa renda interessadas em cursá-lo.
Inscrições no curso técnico em Mineração SENAI 2024
Os interessados em se inscrever no curso técnico em Mineração SENAI 2024 devem verificar se o curso é disponibilizado em uma unidade próxima e se tiver turmas abertas se matricular, acessando o portal do SENAI de sua região.
Veja abaixo um passo a passo fácil de como se inscrever para fazer o curso técnico em Mineração, por exemplo, no SENAI Ceará:
- Acesse o portal do SENAI Ceará clicando aqui;
- Clique em Educação Profissional para você;
- Na aba Para você, clique em Cursos;
- Verifique se há inscrições abertas para o curso técnico em Mineração em uma unidade próxima de você e caso haja, clique em Comprar;
- Faça cadastro no site fornecendo seu CPF, e-mail e uma senha;
- Informe os dados solicitados e conclua a matrícula;
- Escolha a forma de pagamento da matrícula e efetue o pagamento;
- Pronto, agora é só aguardar o início das aulas.