Curso Técnico em Automação Industrial SENAI 2024: Inscrições e Vagas

Se você gosta de máquinas, tem aptidão por tecnologia e ainda não sabe que carreira seguir, veja aqui tudo que precisa saber sobre o curso técnico em Automação Industrial SENAI 2024, e se qualifique para um mercado em plena expansão.

Profissionais trabalham no sistema de automação de equipamentos industriais
Imagem: Freepik

O SENAI

Depois de acumular mais de 40 anos de experiência na área de cursos profissionalizantes, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI se tornou uma das maiores referências no mercado brasileiro de qualificação profissional para o setor da indústria.

Nestas quatro décadas, a instituição estabeleceu um complexo de educação profissional, que atualmente é considerado o maior da América Latina, e um dos cinco maiores do mundo, no qual já formou mais de 73 milhões de profissionais de diferentes setores da indústria.

O curso

Já qualificado como um dos melhores cursos oferecidos pelo SENAI, o curso técnico em Automação Industrial habilita seus alunos a atuar na implantação e manutenção de sistemas de instrumentação e controle em processos industriais.

O curso também capacita seus participantes para realizarem a elaboração de projetos desses sistemas, sempre atendendo todas as normas técnicas, de saúde, de segurança no trabalho, e ambientais, sem deixar de lado a preocupação com a qualidade.

Para formar seus profissionais, o curso técnico em Automação Industrial SENAI conta com professores capacitados na área, que realizam aulas práticas em laboratórios de Instrumentação Industrial, Sistemas Digitais de Controle e Plantas Piloto, entre outros.

Os profissionais formados neste curso, irão trabalhar sob o comando de gerentes, tecnólogos ou engenheiros industriais, podendo atuar em diversos segmentos da indústria, como: de Alimentos, Biodiesel, Cervejaria, Energia, Farmacêutico, Têxtil, Metalurgia e Petroquímica, entre outros.

Com duração média de dois anos, o curso técnico em Automação Industrial SENAI tem uma carga horária que pode ir de 1200 a 1500 horas, podendo ser cursado nas modalidades de estudo presencial ou semipresencial.

Profissional verifica equipamento de automação industrial
Imagem: Freepik

Quem pode fazer o curso técnico em Automação Industrial SENAI?

Voltado a jovens e adultos que já trabalham na área industrial ou que estejam interessados em entrar neste mercado de trabalho, o curso técnico em Automação Industrial SENAI, assim como os outros cursos oferecidos pela instituição tem algumas exigências.

Para participar do curso, os interessados precisam atender a seus pré-requisitos, que são:

  • Ter no mínimo 16 anos de idade completos;
  • Estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio, ou ter concluído a educação básica ou estar cursando Educação de Jovens e Adultos (EJA) nível médio;
  • Ter disponibilidade para participar das aulas (presenciais e online) e visitas técnicas.

Curso Técnico em Eletrotécnica SENAI 2024

Inscrições e Vagas Grátis

Os interessados em fazer o curso semipresencial devem também ficar atentos às exigências para esta modalidade, se atentando quanto aos requisitos mínimos de configurações e internet para que consigam assistir às aulas online ao vivo.

Profissionais trabalham no sistema de automação de equipamentos industriais
Imagem: Freepik

Curso técnico em Automação Industrial SENAI 2024

Tanto na modalidade presencial, quanto semipresencial, o curso técnico em Automação Industrial SENAI é disponibilizado por diversas unidades do SENAI de todo o país, com turmas abertas em períodos variáveis, com um número de vagas que também varia bastante, apesar de ser limitado.

O valor do curso também é variável, pois depende da região em que o interessado reside, além da modalidade de estudo escolhida (presencial ou semipresencial), mas o investimento gira entre R$ 6 mil e R$ 5 mil, podendo ser parcelado no cartão de crédito.

Inscrições técnico em Automação Industrial SENAI 2024

Os interessados em se inscrever para fazer o curso técnico em Automação Industrial SENAI 2024 podem verificar se há turmas em aberto e se matricular no portal do SENAI da sua região ou no site Futuro Digital.

Veja abaixo um passo a passo de como fazer sua inscrição, por exemplo no Futuro Digital:

  1. Acesse o portal Futuro Digital clicando aqui;
  2. Indique o estado em que reside;
    Portal Futuro Digital
    Imagem: de Reprodução
  3. Clique na aba cursos técnicos;
  4. Verifique a disponibilidade do curso técnico em Automação Industrial, e caso esteja disponível clique nele;
  5. Verifique se o curso está disponível em uma sua cidade ou em uma próxima de você e se sim indique-a;
  6. Indique a unidade mais próxima de você;
  7. Indique o turno de estudo;
  8. Se o curso for semipresencial, escolha um dia da semana para a aula presencial;
  9. Clique em Adicionar ao carrinho;
  10. Faça login com sua conta do Google ou Facebook, ou peça uma chave de acesso rápido por e-mail;
  11. Faça login e clique em Fechar pedido;
  12. Preencha os dados solicitados pessoas, de endereço e pagamento e conclua a compra;
  13. Pronto, agora é só aguardar o início das aulas.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Paloma Cristina
Paloma é redatora especialista em educação, além de ser produtora de conteúdo para internet sobre o assunto desde 2015 com foco na área de notícias relacionadas a cursos técnicos e de profissionalização. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Cursos Senai 2024, artigos atualizados e confiáveis sobre os principais cursos do momento.