Curso Técnico de Mecânica SENAI 2024: Inscrições e Vagas Grátis

Se você curte motores, tem habilidades mecânicas e acha que tem aptidão para trabalhar com isso, saiba que você pode seguir uma carreira nesta área após estudar por apenas dois anos, veja aqui tudo que você precisa saber sobre o curso técnico de Mecânica SENAI 2024.

Mecânico trabalha no motor de uma carro
Imagem: Freepik

O SENAI

Com 40 anos de experiência na área de cursos profissionalizantes voltados ao setor industrial, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI é atualmente uma das maiores referências no mercado brasileiro de qualificação profissional da área.

A instituição já formou mais de 73 milhões de profissionais das mais diversas áreas, em seu complexo de educação profissional, que é apontado como o maior de toda a América Latina, e um dos cinco maiores do mundo.

O curso

Diferente do que muitos podem pensar, o curso técnico em Mecânica SENAI não prepara seus alunos apenas para trabalhar em conserto em mecânicas automotivas, para começar os alunos saem do curso habilitados a atuarem com motores em geral.

Além disso, os alunos do curso não só são capacitados a fazer a manutenção mecânica de motores de máquinas e equipamentos, mas também de desenvolver projetos e controlar processos de produção mecânica.

Os técnicos em mecânica formados no SENAI podem atuar em diversos segmentos, como Manutenção Industrial, Fabricação, Metalurgia, Petroquímica, Metal Mecânica e Montadoras de Automóveis, entre muitos outros.

Ministrado por professores altamente capacitados na área, com aulas práticas em laboratórios de Manutenção, Usinagem e Fabricação Mecânica, o curso técnico em Mecânica SENAI tem carga horária de 1200 a 1500 horas e pode ser feito presencial ou semipresencialmente.

Mecânico trabalha em um motor de uma máquina industrial
Imagem: Freepik

Quem pode fazer o curso técnico em Mecânica SENAI?

Voltado para jovens e adultos, o curso técnico em Mecânica SENAI tem alguns pré-requisitos que precisam ser atendidos por quem quer cursá-lo. Veja quais são eles:

  • Ter no mínimo 16 anos de idade completos;
  • Estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio, ou ter concluído a educação básica ou estar cursando Educação de Jovens e Adultos (EJA) nível médio.

É importante que os candidatos que tenham escolhido fazer o curso na modalidade de estudo semipresencial também verifiquem os requisitos mínimos de configurações e internet necessários para assistirem as aulas online.

Curso Técnico em Eletromecânica SENAI 2024

Inscrições e Vagas

Curso técnico de Mecânica SENAI 2024

O curso técnico de Mecânica SENAI é ofertado por uma grande parte das unidades da instituição espalhadas pelo país, mas não por todas, além disso as turmas são abertas de acordo a procura pelo curso e viabilidade de promovê-lo, por isso é preciso verificar sua disponibilidade.

Para descobrir se há turmas com inscrições em aberto, o interessado deve acessar o portal do SENAI de seu estado e verificar se o curso está disponível em alguma unidade próxima.

Conheça também, o Curso Técnico em Eletrotécnica SENAI 2024!

O número de vagas é variável mas limitado, por isso é importante se inscrever assim que abrirem as inscrições.

O valor do investimento no curso técnico de Mecânica SENAI varia bastante de um estado para o outro, e também depende da modalidade de estudo em que ele é disponibilizado, mas costuma ser em média de aproximadamente R$ 6 mil, podendo ser parcelado no cartão de crédito.

Pessoa trabalha no projeto de um motor
Imagem: Freepik

Vagas grátis curso técnico em Mecânica SENAI

Se você tem interesse no curso, mas não tem condições financeiras de custeá-lo, pode tentar conseguir uma bolsa de estudo do Programa de Gratuidade Regimental do SENAI (PGR) para cursá-lo.

O PGR disponibiliza seus cursos gratuitos ocasionalmente, em diferentes unidades da instituição, e tem vagas limitadas, por isso, para se inscrever para concorrer a uma bolsa de estudo do programa, o interessado precisa estar atento à abertura de editais do PGR no SENAI de sua região.

É importante que os interessados saibam que o programa tem um público-alvo específico, que é de pessoas de baixa renda, por isso, para se candidatar às suas bolsas, é preciso comprovar que se encaixa neste perfil.

Inscrições curso técnico em Mecânica SENAI

Os interessados em se inscrever no curso técnico em Mecânica SENAI 2024 só precisam acessar o portal do SENAI de sua região. Veja abaixo um passo a passo para fazer sua inscrição, por exemplo, no portal do SENAI Ceará:

  1. Acesse o portal do SENAI Ceará clicando aqui;
    Portal SENAI Ceará
    Imagem: Reprodução
  2. Clique em Educação Profissional para você;
  3. Clique em Cursos Técnicos;
  4. Verifique se há inscrições abertas para o curso técnico em Mecânica em uma unidade próxima de você e caso haja, clique em Comprar;
  5. Faça cadastro no site fornecendo seu CPF, e-mail e uma senha;
  6. Informe os dados solicitados e conclua a matrícula;
  7. Escolha a forma de pagamento da matrícula e efetue o pagamento;
  8. Pronto, agora é só aguardar o início das aulas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Paloma Cristina
Paloma é redatora especialista em educação, além de ser produtora de conteúdo para internet sobre o assunto desde 2015 com foco na área de notícias relacionadas a cursos técnicos e de profissionalização. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Cursos Senai 2024, artigos atualizados e confiáveis sobre os principais cursos do momento.