Curso Técnico em Alimentos SENAI 2024: Inscrições e Vagas

Se você gostaria de atuar ou já atua no setor industrial voltado para alimentos e deseja se capacitar para ter melhores chances no mercado de trabalho e construir uma carreira, veja aqui tudo que precisa saber sobre o curso técnico em Alimentos SENAI 2024.

Equipe faz analises laboratoriais em  alguns alimentos
Imagem: Freepik

Curso técnico em Alimentos SENAI 2024

O curso técnico em Alimentos SENAI habilita seus participantes a atuarem na área de alimentos no setor industrial, realizando o gerenciamento da produção de alimentos e bebidas, garantindo a qualidade dos produtos, seguindo as medidas de segurança das leis vigentes.

Ao participar do curso, os alunos são capacitados a não só controlar a produção de alimentos, mas também a implantar processos de controle de qualidade, avaliando a matéria-prima e insumos, e realizando análises laboratoriais para se certificar de oferecer um produto final de qualidade.

Os formados neste curso também são qualificados para coordenar o bom funcionamento de máquinas, equipamentos e instrumentos, voltados à produção de alimentos, não só para consumo humano, mas também animal.

Os participantes do curso do SENAI são ensinados a trabalharem seguindo a legislação que rege o trabalho industrial voltado à produção alimentícia, assim como as normas de segurança no trabalho, ambientais e sanitárias.

Dupla de técnicos analisam raiz de um alimento
Imagem: Freepik

Quem pode fazer o curso técnico em Alimentos SENAI

Se você ficou interessado em fazer o curso técnico em Alimentos SENAI, deve saber que para se matricular precisa se encaixar no perfil de aluno estabelecido pela instituição, atendendo aos seguintes requisitos mínimos:

  • Ter no mínimo 16 anos de idade completos;
  • Estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio, ou ter concluído a educação básica ou estar cursando Educação de Jovens e Adultos (EJA) nível médio;
  • Ter disponibilidade para participar das aulas (presenciais e online).

Quem tiver interesse em realizar o curso na modalidade de estudo semipresencial, também deve verificar os requisitos mínimos de configurações e internet estabelecidos para que seja possível assistir às aulas online.

Curso Técnico em Eletrônica SENAI 2024

Inscrições e Vagas.

Qual a duração do curso técnico em Alimentos SENAI?

Oferecido nas modalidades de estudo presencial e semipresencial, o curso técnico em Alimentos SENAI tem carga horária de 1200 horas a 1500 horas, e duração média de dois anos, podendo ser desenvolvido no turno matutino, ou vespertino, ou noturno.

Quanto custa o curso técnico em Alimentos SENAI?

Como é disponibilizado em diferentes modalidades de estudo, o curso técnico em Alimentos SENAI tem uma variação de preço, também influenciado pela localidade onde é desenvolvido, no entanto, o valor de investimento médio do curso é de R$ 5 mil, podendo ser pago à vista ou parcelado.

Técnico avalia funcionamento de máquina da indústria alimentícia
Imagem: Freepik

Vagas grátis no curso técnico em Alimentos SENAI

A abertura de vagas no curso técnico em Alimentos SENAI não tem um período específico, pois o curso é oferecido em diferentes unidades da instituição espalhadas pelo país, conforme demanda e viabilidade de realização, com vagas limitadas.

Confira as oportunidades para o Curso Técnico em Automação Industrial SENAI 2024!



O curso é uma possibilidade até mesmo para quem não tem o valor de investimento para custeá-lo, já que faz parte do catálogo de cursos que tem vagas grátis oferecidas por meio de bolsas de estudo do Programa de Gratuidade Regimental do SENAI (PGR).

Só é importante destacar que o PGR só aceita a candidatura de pessoas de baixa renda comprovada para concorrerem às suas bolsas de estudo.

Inscrições no curso técnico em Alimentos SENAI 2024

Os interessados em se inscrever no no curso técnico em Alimentos SENAI podem verificar a disponibilidade do curso e se matricular no portal do SENAI de sua região, ou pessoalmente na unidade que oferecer o curso.

Veja abaixo um passo a passo de como se inscrever, por exemplo, no portal do SENAI Ceará, de forma rápida e fácil:

  1. Acesse o portal do SENAI Ceará clicando aqui;
    Portal SENAI Ceará
    Imagem: Reprodução
  2. Clique em Educação Profissional para você;
  3. Na aba Para você, clique em Cursos;
  4. Verifique se há inscrições abertas para o técnico em Alimentos em uma unidade próxima de você e caso haja, clique em Comprar;
  5. Faça cadastro no site fornecendo seu CPF, e-mail e uma senha;
  6. Informe os dados solicitados e conclua a matrícula;
  7. Escolha a forma de pagamento da matrícula e efetue o pagamento;
  8. Pronto, agora é só aguardar o início das aulas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Paloma Cristina
Paloma é redatora especialista em educação, além de ser produtora de conteúdo para internet sobre o assunto desde 2015 com foco na área de notícias relacionadas a cursos técnicos e de profissionalização. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Cursos Senai 2024, artigos atualizados e confiáveis sobre os principais cursos do momento.