Curso Técnico em Edificações SENAI 2024: Inscrições e Vagas Grátis

Se você tem aptidão por construção civil e gosta de desenvolver projetos, veja aqui tudo que precisa sobre o curso técnico em Edificações SENAI 2024, e se capacite para iniciar uma carreira na área com já com um bom salário.

Homem usando capacete explica algo diante um projeto de construção civil
Imagem: Freepik

O SENAI

Após acumular mais de 40 anos de experiência na área de cursos profissionalizantes para o setor industrial, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI se tornou uma referência em qualificação profissional para o setor da indústria.

Neste tempo a instituição estabeleceu um complexo de educação profissional, apontado como o maior de toda a América Latina, e um dos cinco maiores do mundo, onde oferece cursos de alta qualidade e já formou mais de 73 milhões de profissionais de diferentes áreas.

Conheça também, o Curso de Mecatrônica SENAI 2024!

O curso

O curso técnico em Edificações SENAI profissionaliza seus alunos na área da construção civil, os habilitando para trabalhar desde o desenvolvimento do projeto de uma obra, até sua execução, a qual supervisiona e coordena.

O profissional formado neste curso é capacitado para atuar também no controle tecnológico de métodos e materiais, fazendo pesquisas tecnológicas, e se responsabilizando pelo orçamento das obras nas quais trabalha.

Alunos do curso podem também se responsabilizar pela contratação da equipe que executa a obra e coordenar a logística do canteiro de obras, trabalhando de acordo com a legislação vigente, as normas técnicas, e de segurança e saúde do trabalho, obtendo qualidade e protegendo o meio ambiente.

Com duração média de dois anos e carga horária de 1200 a 1500 horas, o curso técnico em Edificações SENAI tem aulas teóricas com professores qualificados, e prática em laboratórios equipados e visitas técnicas em empresas da área.

Aproveite as vagas de Técnico em Segurança do Trabalho SENAI 2024!

Supervisor da instruções para trabalhadora em canteiro de obras
Imagem: Freepik

Quem pode fazer o curso técnico em Edificações SENAI?

Antes de se matricular no curso técnico em Edificações SENAI, os interessados precisam verificar se tem o perfil do curso, que é estabelecido por requisitos mínimos estabelecidos pela instituição, que precisam ser atendidos por seus alunos. Veja quais são eles:

  • Ter no mínimo 16 anos de idade completos;
  • Estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio, ou ter concluído a educação básica ou estar cursando Educação de Jovens e Adultos (EJA) nível médio;
  • Ter disponibilidade para participar das aulas (presenciais e online).

É importante que os interessados saibam que o curso pode ser realizado nas modalidade presencial e semipresencial, e os inscritos na segunda opção precisam atender alguns requisitos mínimos de configurações e internet, para ter acesso aos conteúdos e aulas online.

Curso Técnico em Automação Industrial SENAI 2024

Inscrições e Vagas!

Curso técnico em Edificações SENAI 2024

Tanto na modalidade de estudo à distância, quanto na presencial, o curso técnico em Edificações SENAI é oferecido em diversas unidades da instituição por todo o país, com número de vagas variável e limitado.

A abertura de turmas não tem período específico, pois dependem do interesse de possíveis alunos e viabilidade de execução das unidades do SENAI, por isso para encontrar turmas é preciso que os interessados verifiquem o portal da instituição de sua região.

Acesse as vagas para o Curso Técnico em Eletrotécnica SENAI 2024!



O valor do curso varia de um estado para outro, e também de uma modalidade de estudo para a outra, mas o investimento costuma ser de cerca de R$ 4 mil, que pode ser pago à vista no boleto ou cartão, ou parcelado no cartão de crédito.

homem vestindo colete e capacete anota algo em uma prancheta no canteira de uma obra
Imagem: Freepik

Vagas grátis curso técnico em Edificações SENAI

Pessoas de baixa renda também podem fazer o curso técnico em Edificações SENAI, tentando conquistar uma bolsa de estudo para cursá-lo gratuitamente, por meio do Programa de Gratuidade Regimental do SENAI (PGR).

Todas as unidades da instituição do país participam do programa, oferecendo ocasionalmente uma série de cursos gratuitos, como o técnico em Edificações, com vagas limitadas, disponibilizadas por um curto período de inscrição.

Os interessados precisam ficar atentos à abertura de editais do programa no portal do SENAI de sua região e verificar se fazem parte do público-alvo do PRG, que estabelece alguns pré-requisitos, incluindo comprovação de baixa renda..

Inscrições curso técnico em Edificações SENAI

Quem quiser se inscrever no curso técnico em Edificações SENAI 2024, precisa acessar o portal do SENAI de sua região, para verificar se há turmas com inscrições abertas e se inscrever.

Veja abaixo como se inscrever, por exemplo, no portal do SENAI Ceará:

  1. Acesse o portal do SENAI Ceará clicando aqui;
    Portal SENAI Ceará
    Imagem: Reprodução
  2. Clique em Educação Profissional para você;
  3. Na aba Para você, clique em Cursos;
  4. Verifique se há inscrições abertas para o curso técnico em Edificações em uma unidade próxima de você e caso haja, clique em Comprar;
  5. Faça cadastro no site fornecendo seu CPF, e-mail e uma senha;
  6. Informe os dados solicitados e conclua a matrícula;
  7. Escolha a forma de pagamento da matrícula e efetue o pagamento;
  8. Pronto, agora é só aguardar o início das aulas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Paloma Cristina
Paloma é redatora especialista em educação, além de ser produtora de conteúdo para internet sobre o assunto desde 2015 com foco na área de notícias relacionadas a cursos técnicos e de profissionalização. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Cursos Senai 2024, artigos atualizados e confiáveis sobre os principais cursos do momento.